O vereador Guguinha Moov Jampa usou a tribuna, nessa terça-feira (15), da Câmara Municipal de João Pessoa para fazer um apelo em defesa das pessoas com fibromialgia.
O parlamentar denunciou o descumprimento da Lei Municipal nº 14.761/2023, que reconhece pacientes com a síndrome como pessoas com deficiência, garantindo a elas o direito ao atendimento prioritário.
Guguinha relatou que nos últimos dias, ele tem recebido diversas queixas de cidadãos diagnosticados com a condição, relatando dificuldades em acessar serviços com a prioridade prevista em lei. “Quem sente dor tem pressa, por isso precisa de atendimento prioritário. E esta Casa já reconheceu esse direito, então precisamos fazer valer essa lei”, afirmou. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população nacional convive com a doença — o que, como disse o vereador, representa aproximadamente 27 mil pessoas só na capital paraibana.
Durante seu pronunciamento, Guguinha criticou o desrespeito às leis aprovadas na Casa Legislativa. “Não tem como achar normal que esta Casa, constituída por representantes do povo, tenha suas iniciativas desrespeitadas. Isso representa uma afronta não apenas ao Poder Legislativo, mas principalmente à população que nos elegeu”, destacou.
Comentários