O aumento de crimes ambientais em João Pessoa e na Região Metropolitana da Capital voltaram a ser tema de um novo alerta feito pelo deputado federal Ruy Carneiro às autoridades e a sociedade paraibana. O parlamentar detalhou pontos críticos apontados pelo Ranking Nacional dos Municípios 2025 e fez uma reflexão sobre as prioridades regionais, durante o período em que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 está sendo realizada no Brasil.
“Antes de olhar para o mundo, a gente precisa olhar para o que está acontecendo aqui. Em João Pessoa e na Paraíba, a gente vê crimes ambientais, rios sendo poluídos, áreas sendo desmatadas, a Serra do Teixeira queimando, porque alguém decidiu que a natureza pode ser usada, ferida e descartada”, condenou o deputado.
Ruy também detalhou a situação crítica que vem ocorrendo na capital paraibana, recentemente exposta por diversos indicadores nacionais, a exemplo do Ranking Nacional dos Municípios 2025.
“A nova edição do Ranking Nacional dos Municípios, revelou que João Pessoa caiu 165 posições no quesito Desmatamento Ilegal, ocupando a alarmante 354ª colocação no país. Já no tópico Velocidade do Desmatamento Ilegal, João Pessoa está na 308ª posição, após registrar queda de 159 colocações. Esses números são apenas a ponta do iceberg de um problema estrutural. Isso não é acaso. É ação humana. É crime”, condenou.
O deputado acredita que a solução para esse descaso precisa ser construída com ações firmes dos poderes púbicos e o total engajamento da sociedade.
“A responsabilidade é dos dois lados. O poder público precisa fiscalizar mais, punir e proteger de verdade. A população também precisa entender que cada gesto conta, do lixo na praia ao silêncio diante do errado. Antes de olhar para o Brasil e o mundo é preciso fazer a nossa parte”, concluiu.
A realidade regional foi ressaltada pelo parlamentar paraibano no momento em que os olhos do mundo estão voltados para o Brasil. O país está sediando Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, no Pará. O evento foi aberto na última segunda-feira (10), segue até a sexta-feira (14), e conta com a participação de diversas autoridades mundiais relacionadas à questão ambiental.
Defensor da pauta ambiental e da causa animal, Ruy foi um dos representantes do Congresso Nacional na COP 27, realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito, no ano de 2022. Na ocasião, ele foi um dos primeiros defensores da realização da conferência no Brasil.

Comentários