O fortalecimento das ações de combate ao câncer foi mais uma vez reforçado pelo deputado federal Ruy Carneiro, que fez um alerta sobre o alto número de casos de neoplasia de próstata na Paraíba. De acordo com o Ministério da Saúde e com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tipo mais comum entre os homens é o de maior incidência de maneira geral entre os pacientes paraibanos. Em 2024, estimativa de novos casos foi de 83,38 a cada 100 mil homens, número superior ao câncer de mama, que registrou 55,40 a cada 100 mil mulheres no estado.
Segundo Ruy, os dados reforçam a urgência de políticas públicas voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce.
“A luta contra o câncer não pode ser lembrada apenas em campanhas pontuais. É uma batalha que precisa de atenção o ano inteiro. Por isso, é essencial que os homens façam os exames preventivos e que o poder público garanta acesso rápido a consultas, biópsias e tratamentos. Essa é uma questão de vida, dignidade e responsabilidade com as famílias paraibanas”, destacou o parlamentar.
A defesa do diagnóstico precoce feita por Ruy reforça o alerta do Departamento de Terapia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A avaliação da supervisão de robótica do segmento aponta que a estimativa de cura do câncer de próstata pode chegar a 98% quando o diagnóstico é descoberto no início.
O deputado também tem uma atuação histórica no apoio a hospitais filantrópicos e entidades sociais que fortalecem a rede de saúde oncológica no estado. Ao longo dos últimos anos, Ruy garantiu investimentos que contribuíram para a modernização de hospitais como o Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo, Padre Zé, FAP e Help, ampliando o acesso de pacientes a tratamentos modernos e humanizados.
Os recursos permitiram a ampliação de leitos, aquisição de equipamentos de ponta e expansão de alas de quimioterapia, além da implantação de energia solar e climatização de enfermarias em unidades de referência. Além desses investimentos, o parlamentar também tem apoiado instituições sociais, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Donos do Amanhã e a Casa da Criança com Câncer, que acolhem e oferecem suporte a pacientes e familiares.
Números alarmantes
De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Paraíba, 283 homens morreram somente em 2025 em decorrência do câncer de próstata. Em 2024 foram 366 mortes e, em 2023, outras 354.

Comentários