• Data: 10/06/2019

Sisu 2019 divulga lista de aprovados na edição do 2º semestre

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2019 divulgou na tarde desta segunda-feira (10) o nome dos aprovados em cada uma das 59.208 vagas disponíveis. Os interessados em conferir se estão entre os selecionados poderão consultar o site http://sisu.mec.gov.br/selecionados.

No total, 604 mil candidatos participaram desta edição, segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel.

Aqueles que forem selecionados devem verificar, junto à instituição em que foram aprovados, qual o local, o horário e os documentos necessários para a matrícula. O prazo para fazer a matrícula vai de 12 a 17 de junho. Se a matrícula não for feita neste período, o estudante perde a vaga.

O Sisu é um sistema de seleção que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para universidades públicas de todo o país.

Nesta edição, as 59 mil vagas estão distribuídas em em 1,7 mil cursos de 76 instituições de ensino. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este é o maior número de vagas ofertado para o segundo semestre desde a criação do programa.

Caso o estudante mude de ideia e não queira fazer o curso para o qual foi selecionado, ele poderá manifestar interesse na lista de espera entre os dias 11 e 17 de junho.

Cresce o número de candidatos

Assim como o número de vagas, a quantidade de candidatos participando do Sisu do segundo semestre também aumentou neste ano. Em um balanço divulgado na tarde desta segunda, o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, afirmou que 604.205 candidatos participaram da disputa pelas 59.208 vagas.

Veja abaixo a divisão das vagas desta edição entre ampla concorrência, Lei Federal de Cotas ou outras ações afirmativas:

O Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de vagas e de inscritos, 12.937 e 87.052, respectivamente.

Nota de corte

Até sexta (7), a maior nota de corte no Sisu era para o curso de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), com 836,1 pontos.

Até as 9h24 de sexta, 575,3 mil pessoas haviam feito a inscrição no Sisu. Eles fizeram mais de 1 milhão de inscrições em vagas -- como o sistema permite mais de uma inscrição por pessoa, a concorrência entre as vagas é sempre superior à do número de inscritos.

Confira as notas de corte até a manhã de sexta, segundo o MEC:

Direito - 825,41 - Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda, quando se leva em consideração a Lei de Cotas;

Produção Sucroalcoleira - 822,64 - Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de ampla concorrência;

Medicina - 819,51 - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela ampla concorrência;

Medicina - 810,54 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), pela ampla concorrência.

Calendário

Inscrições: 4 a 7 de junho

Resultados: 10 de junho

Matrículas: 12 a 17 de junho

Lista de espera: manifestar interesse de 11 a 17 de junho

Resultado da lista de espera: 19 de junho (na instituição escolhida)



 

Voltar

PUBLICIDADES