• Data: 08/03/2019

Redação do Enem tem peso definitivo na nota final; especialista orienta

 A redação do Enem tem um peso definitivo na nota final dos candidatos. A produção textual da prova avalia a capacidade dos estudantes de argumentação, gramática, organização do texto e interpretação de enunciado. Para muitos, escrever um bom texto ainda é um desafio. Assista ao vídeo acima.

Segundo Rodrigo Sales, corretor das redações do Enem e professor do ISO Colégio e Curso, iniciar o texto ainda é a maior dificuldade dos alunos ao escrever uma redação. “Depois de começar a redação tudo fica mais fácil. Para romper esse medo existem algumas técnicas, como usar uma frase coringa no início, mesmo que depois ela seja substituída”, aconselha.

O professor afirma que o erro gramatical mais comum que encontra nas redações ainda é a crase, mas também acrescentou que os estudantes não conseguem concatenar as ideias direito.

Ler muito também ajuda a escrever melhor. “Parece um clichê, mas quanto mais se lê, melhor será seu texto. A capacidade de citar outros autores dentro da sua redação, seja com trechos de música ou livros, e estabelecer essa intertextualidade enriquece muito uma produção textual”, acrescenta o professor do ISO Colégio e Cursos.

Bagagem cultural

Rodrigo aconselha ainda a ter um caderno, no qual os estudantes possam anotar frases ou palavras que achem interessantes e possam ser usadas em um próximo texto. “É uma maneira de ter uma relação com as palavras”, explica.

Prática

O professor ressalta que a prática é fundamental para lapidar a escrita. “Muitas vezes as pessoas afirmam que não sabem escrever e isso cria automaticamente uma barreira. Quanto mais se escreve, melhor será o texto. A leitura e a escrita são os hábitos que, se inseridos no dia a dia do aluno, terão avanços nítidos”, finaliza Rodrigo Sales.



 

Voltar

PUBLICIDADES