clique para ler a matéria
Famup pede que municípios informem diariamente total de vacinas aplicadas e promovam busca ativa pela vacinação da 2ª dose
  • Data: 06/04/2021

Famup pede que municípios informem diariamente total de vacinas aplicadas e promovam busca ativa pela vacinação da 2ª dose

 A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) pede que as Secretarias Municipais de Saúde informem diariamente no sistema estadual o número total de pessoas vacinadas contra a covid-19. As informações diárias são importantes para que o Governo do Estado tenha os dados reais de como está o processo de vacinação em todo território paraibano. A entidade ainda orientou que as gestões façam busca ativa das pessoas que ainda não domaram a segunda dose.
 
“É importante que os municípios informem o total de vacinas aplicadas diariamente para que o Estado tenha os dados reais do número de pessoas imunizadas. Não podemos guardar essas informações para ser tabeladas e informadas a Secretaria Estadual de Saúde apenas nos finais de semana. Essas informações devem ser diárias e, por isso estamos pedindo o apoio dos prefeitos nesse processo para que tenhamos os dados reais de como está a vacinação no nosso estado”, destacou George Coelho,  presidente da Famup.
 
George Coelho também pediu que os municípios realizem uma busca ativa pelas pessoas que devem tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. É importante completar o esquema vacinal para garantir mais proteção contra a doença. Se por algum motivo o prazo para receber a segunda dose foi perdido, é fundamental procurar se vacinar o mais rápido possível.
 
A Paraíba ocupa a quarta posição no Brasil com 10,70% da população vacinada. O primeiro lugar é do Mato Grosso do Sul com 12,48%, seguido da Bahia com 11,62% e do Rio Grande do Sul com 11,06%. Em quinto lugar aparece São Paulo com 10,67% de pessoas vacinadas.
 
Até agora, em todo o país, 548.306 pessoas receberam a primeira dose em 24 horas e o total de vacinados com a primeira dose passou de 20 milhões. São 20.023.132 vacinados. Isso corresponde a 9,46% da população. Receberam também a segunda dose 5.595.929 pessoas ou 2,64% da população.



 

Voltar