• Data: 01/08/2020

Eduardo vai implantar Coordenadoria da causa animal, hospital público veterinário e programa municipal de castração de pets

 João Pessoa tem 16.180 cachorros e gatos em situação de rua, de acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que há um animal para cada cinco habitantes, e desse número, 10% se encontram em situação de abandono. No Brasil são 30 milhões de animais abandonados. Os pets estão cada vez mais presentes nas famílias e também foi registrado um aumento dos casos de abandono e animais na rua. Para enfrentar esse problema, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito da Capital, Eduardo Carneiro (PRTB), incluiu em seu Plano de Governo propostas para a proteção animal.

 
Entre as propostas de Eduardo Carneiro estão: a criação da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal que será um órgão municipal vinculado a Secretaria de Saúde; programa Escola Amiga dos Animais; Implantação do Hospital Público Veterinário; criação da Upinha veterinária móvel; instalação do Samu animal –Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a cães e gatos de rua em situação de alto risco; e a Política Municipal de castração de animais.
 
Também estão entre as propostas de Eduardo Carneiro para a causa animal a implementação da Política Municipal de Adoção de Cães e Gatos com a implantação do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos; Apoio ao trabalho das Ongs e protetores independentes; Registro Geral do Animal; e ainda a Microchipagem de cães e gatos domésticos.
 
“Nosso Plano de Governo dedicou espaço especial para a causa animal. Temos que enfrentar esse problema que são os animais abandonados e soltos na rua, que além do sofrimento pra esses bichinhos, se constitui em um grave problema de saúde pública. Além disso, precisamos de uma política pública efetiva em relação aos animais, pois o que temos hoje em João Pessoa é um Centro de Zoonoses que não funciona a contento”, disse.
 
Plano de Governo - O Plano de Governo de Eduardo está sendo elaborado por especialistas de várias áreas, propostas colhidas através da Ouvidoria Popular (inciativa de Eduardo que leva serviços e ações para os bairros) e da população. Ele terá como base quatro pilares, que serão os quatro ‘Is’ que vão nortear as ações desenvolvidas na capital paraibana, sendo eles: Inovação, Infraestrutura, Investimento e Integração.
 



 

Voltar